• Facebook - Círculo Branco

Horário

Segunda – Sexta
10:00 – 20:00

 

Sábado
10:00 – 13:30

 

Sábado à tarde
Por marcação

Contactos
 


91 855 20 59

info@miomed.pt

Ver todos ->

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é o nome dado ao corpo de conhecimento médico originário da China há mais de 3500 anos, e que influenciou e foi influenciado ao longo da historia pelos ramos medicinais das culturas do Este e do Sudeste da Ásia.
Ela é composta por métodos de prevenção, diagnóstico e tratamentos próprios tais como a Acupuntura, Fitoterapia, Massagem Tuiná e técnicas associadas como Ventosas (bá huǒ ɡuàn) e moxabustão.


Tratando-se de uma medicina fundada sobre um ideal de prevenção, ela observa ainda o estilo de vida, a nutrição e a aquisição de ferramentas pessoais como o Qi Gong, Tai Chi e meditação.
Considerada a medicina viva mais longa e uma das mais antigas, ela é amplamente utilizada na Sinoesfera (países e regiões que foram historicamente influenciados pela cultura da China), sendo que nas últimas décadas ganhou popularidade no ocidente.
Tem sido alvo de interesse por parte da ciência ocidental e sujeita a inúmeros testes de validação cientifica, tendo gradualmente superado a desconfiança e ganho o seu lugar ao lado da medicina convencional.


Os seus pressupostos filosóficos assentam em diversas teorias como a teoria dos cinco movimentos, a relação dinâmica entre o Yin e Yang, o Qi que circula no corpo através dos meridianos entre alguns outros.
Os conceitos de corpo e de doença usados na MTC, assumem que o ser humano é uma parte da natureza e é influenciado por ela e pelos seus ciclos naturais. Isto reflete as suas origens antigas e a ênfase dada aos efeitos dos processos dinâmicos sobre a estrutura material, semelhante à teoria humoral hipocrática.

 

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a prevenção seja tida como uma prioridade refletida nos programas dos estados com a saúde.
Esta medida incide especialmente sobre as doenças emocionais na medida em que estas se associam facilmente a outras doenças crónicas produzindo complicações adicionais de saúde.
Nesse sentido a MTC representa uma resposta terapêutica por excelência na medida em que está fundada em princípios e terapêutica preventiva, que inclui as pessoas nos processos de reabilitação e prevenção, devolvendo-lhes a responsabilidade pelo seu bem estar.

Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa

acupuncture.jpg

Acupuntura

A prática da acupuntura é feita tradicionalmente no contexto da Medicina tradicional Chinesa...

Tuina.jpg

Cupping (ventosas)

A Ventosaterapia (cupping) é uma das técnicas existentes no cesto de ferramentas da Medicina...

qigong.jpg

Práticas internas

As práticas de treino internas conhecidas como Yang sheng são provavelmente o conceito mais...

Fitoterapia

Fitoterapia

A fitoterapia Chinesa, juntamente com a dietética, é talvez a modalidade de tratamento mais utilizada...

moxa.jpg

Moxabustão

A moxabustão é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa que usa o calor...

Tui-Na.jpg

Massagem

Este estilo de massagem, à semelhança da massagem tailandesa e outras formas de manipulação...

nutrição.png

Nutrição Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é o nome dado ao corpo de conhecimento médico originário...

Condições de saúde abordadas com a medicina tradicional Chinesa.

O que acontece numa consulta de medicina tradicional Chinesa?

Com exceção da primeira sessão que tende a ser mais comprida, os tratamento de Medicina Tradicional Chinesa têm normalmente a duração de 45 a 60 minutos.
A primeira sessão é mais demorada porque dá lugar à anamnese que consiste numa entrevista  realizada pelo especialista de MTC com o objetivo de ouvir a queixa e sintomas que originaram a vinda à consulta. Para além disso irá tentar conhecer o historial clínico e hábitos de vida do seu paciente, que ajudarão o profissional de saúde a elaborar um diagnóstico.


O diagnóstico pode parecer estranho porque a terminologia usada e o sistema médico diferem completamente do sistema de saúde que nos é mais familiar. É comum um diagnóstico falar em invasão de frio, ou deficiência de Qi de Baço, ou  estagnação de sangue no Fígado. Na maioria das vezes quando se refere um órgão, não significa que exista um problema no órgão físico propriamente dito, mas sim um problema relacionado com a sua função, que na MTC não equivale à função do órgão na medicina Ocidental.


Após encontrar as síndromes responsáveis pela queixa e sintomas o profissional de saúde irá elaborar juntamente com o paciente uma estratégia de tratamentos que irá compor o tom das visitas subsequentes. O médico pode optar por qualquer uma das técnicas à sua disposição e que melhor abordem a condição do paciente. (Acupuntura, ventosas, Moxa, fitoterapia, acupuntura auricular, massagem, conselhos de nutrição e estilo de vida e exercícios entre outros).


Na maior parte das vezes, tendo em conta o tom preventivo da MTC, o paciente é encorajado a mudar alguns aspetos do seu estilo de vida como a dieta ou a aquisição de exercícios como o Qigong, caminhadas na natureza ou meditação.