• Facebook - Círculo Branco

Horário

Segunda – Sexta
10:00 – 20:00

 

Sábado
10:00 – 13:30

 

Sábado à tarde
Por marcação

Contactos
 


91 855 20 59

info@miomed.pt

Ver todos ->

NUTRIÇÃO CHINESA

A nutrição Chinesa segue os mesmos princípios e teorias das outras disciplinas da Medicina tradicional Chinesa (MTC). Ela observa os ingredientes a partir das suas características e associa-os em várias categorias segundo os seus sabores (Ácido, Amargo, Doce, Picante e Salgado), as suas temperaturas (Frio, Fresco, Neutro, Morno e Quente), direções (Ascendente, descendente, centrifugo, etc…).


A partir de uma tabela de correspondências os cinco sabores referidos são associados aos cinco movimentos ou elementos  (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água).


A partir dessas associações, o especialista em MTC poderá descobrir uma relação entre os síndromes diagnosticados e os hábitos alimentares, como por exemplo comer demais ou fora de horas, ou ainda a tendência para consumir determinados pratos.


Um bom exemplo será o de uma deficiência de Qi de Baço cujos sintomas principais são o cansaço, lassitude, falta ou perca de apetite, língua pálida, alguma distensão abdominal, fezes soltas, etc, que podem ser o resultado de hábitos alimentares como o consumo de comidas frias e cruas no inverno, ou ainda à base de matérias processadas, farinhas refinadas e açúcar.